15.8.10
Touro fere cavaleiro e mata dois cavalos em Vilar Formoso. Cultura ou barbaridade?
Um touro provocou ferimentos num cavaleiro e a morte de dois cavalos, no sábado, durante um “Encerro a Cavalo”, nas Festas da Senhora da Paz, em Vilar Formoso
Segundo a GNR daquela localidade, o acidente deu-se durante a manhã de sábado, no decorrer do tradicional “Encerro a Cavalo”, quando um touro, “em circunstâncias ainda desconhecidas, investiu contra dois cavalos que viriam a falecer”.
“O cavaleiro que ficou ferido foi logo transportado para o hospital da Guarda”, disse hoje à Lusa, o capitão Gonçalves, da GNR de Vilar Formoso.
Segundo António Renas, da comissão de festas local, “os touros, alguns novilhos até, não seguiram o trajeto em campo aberto“ que deveria "levá-los em cortejo da Aldeia de São Sebastião até a praça desmontável de Vilar Formoso”, local onde apenas chegou um deles, disse à Lusa.
“Os touros entraram em bairros habitados de Vilar Formoso, assustando a população”, referiu ainda.
“Um deles investiu contra dois cavalos, um dos quais morreu logo ali”, e o outro “teve que ser abatido, pois corria em sofrimento com as tripas de fora”, explicou hoje à Lusa, António Renas.
Ainda segundo este responsável, “um dos cavaleiros, de Vilar Formoso, levou vários pontos na cabeça e no torax”, mas que hoje, domingo, “já se encontrava de volta a Vilar Formoso”, referiu.
A tradição dos Encerros tem a sua melhor expressão nas aldeias que fazem fronteira com Espanha e que mantêm ainda este cortejo constituído por bois e cabrestos, conduzidos por homens a cavalo, que são recebidos pelo povo, mordomos e aficionados de outras terras, aglomerados ao longo do caminho até à praça.
Fonte: Açoriano Oriental, 15 de Agosto de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.