28.9.10

Monumento ao Touro ou à Tortura?


O monumento ao toiro de Angra do Heroísmo será inaugurado em outubro durante o Congresso Mundial dos Ganadeiros.

Os trabalhos para a instalação das fundações do monumento já estão a ser realizados na rotunda da Carreirinha (junto à Praça de Touros da Ilha Terceira).
O presidente de comissão do monumento ao toiro de Angra do Heroísmo, João Paes, disse ontem ao DI que os trabalhos para a instalação da obra da autoria do escultor terceirense Renato Costa e Silva deverão decorrer nas próximas semanas.
Depois de concluída a fase das fundações em cimento, será instalada a estrutura metálica que irá suportar três toiros com cerca de seis metros.
A estrutura dos toiros levou 10 meses a ser concretizada tendo sido utilizados diversos materiais, entre os quais aço e rede.
Após serem fixadas, na estrutura de ferro, as armações que correspondem à representação do corpo dos toiros serão revestidas com argamassa que irá ter na sua composição cinza vulcânica.
A representação dos três toiros irá ocupar uma área de quase metade dos 18 metros de diâmetro da rotunda da Carreirinha.
Orçado em 150 mil euros o projeto foi financiado pelo Governo Regional.
No entanto, João Paes assegura que esse orçamento não foi ultrapassado durante a execução do projeto, nos últimos dois anos, porque houve diversas entidades que colaboram para a sua concretização.
"Para se poder fazer as fundações e colocar a instalação elétrica foi preciso mudar a localização de algumas infraestruturas como as telecomunicações que neste caso representou um encargo de cerca de 25 mil euros que foi suportado pela Portugal Telecom".
Monumento da cidade
Após a inauguração do monumento prevista para 20 de outubro, no âmbito do Congresso Mundial de Ganadeiros, o mesmo será doado à cidade.
Sendo assim, a responsabilidade pela sua manutenção será da responsabilidade da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
"Esperamos que o monumento que vai ser inaugurado seja um elemento importante na rota do toiro, que será importante para o desenvolvimento do turismo na Terceira", adianta João Paes

Fonte D.I

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.