21.12.13
Os cães são péssimos presentes de Natal
SAIBA PORQUE OS CÃES
SÃO PÉSSIMOS PRESENTES DE NATAL
Com tudo o que tem de bom, o Natal terá também algumas coisas de mal. A mais importante das quais, para quem lida com animais, será exactamente as ofertas de cães nesta época festiva.
Apesar dos avisos que se repetem na imprensa especializada, cada vez mais cães são oferecidos no Natal (e quem diz cães diz gatos, coelhos, seres vivos, mas neste artigo vamos referir-nos aos cães que são a espécie que mais sofre com a época natalícia).
É no Natal que começam as preparações dos abandonos de verão. Os pais vêm um cãozinho peludo e brincalhão como um peluche e decidem, muitas vezes num impulso, oferecê-lo aos seus rebentos. Depois, quando o cão começa a crescer e já não tem a graça do início e torna-se um empecilho para as férias da família, não há nada como o "deitar fora". A solução mais fácil, a forma mais prática de resolver o problema.
Primeiramente, quem tem tempo para um cachorro durante os feriados? Os cães não são brinquedos mas sim seres que necessitam muito de atenção. E sobre o treino? Os primeiros meses da vida de um cão são cruciais.
Os maus hábitos são de longe mais fáceis de impedir do que mais tarde. Conseguirá realmente treinar o seu cão durante o inverno quando as crianças estão na escola?
Pois, por curioso que pareça a melhor altura para adquirir um cão seria justamente a das férias grandes e não no inverno quando está frio, as crianças estão na escola e o trabalho aperta...No entanto, nas férias as pessoas estão predispostas a sair de casa e a economizar e no Natal todo o ambiente leva a gastar dinheiro.
Esta situação tem uma lógica muito simples. Sendo os cães adquiridos através de uma medida de impulso e não de uma escolha ponderada sem dúvida que o grande problema será se se deve ou não ter o cão, se psicologicamente não se está apto e economicamente não se encontra preparado.
Olhem bem para os cachorrinhos neste Natal. Pensem que alguns deles estarão num canil ou na rua com frio dentro de alguns meses.
Este Natal não dê um cãozinho aos seus filhos somente porque eles pedem há bastante tempo, se não equacionou que vai ter de o manter durante cerca de 12 anos, alimentá-lo, levá-lo ao veterinário e fazê-lo feliz.
Se, no entanto, tiver em conta todos os fatores de responsabilidade que advêem dessa decisão, vá em frente e certifique-se que o animal nunca terá razões para se arrepender de estar consigo.
Vá a um canil, adopte um animal, faça uma boa acção.
http://natal.sapo.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.