22.5.10
VAMOS PERMITIR QUE FUNDOS DA EU PARA PAGAR VIOLÊNCIA E TORTURA?
Dinheiro europeu pode pagar feira taurina
Está em curso uma tentativa para financiar a feira taurina das Sanjoaninas 2010 com fundos da União Europeia.
A autarquia angrense e a empresa municipal Culturangra estão a desenvolver esforços no sentido de enquadrar as touradas no apoio europeu ao desenvolvimento rural.
O programa-alvo é o Lider Mais, gerido pera GRATER, uma associação de desenvolvimento que abrange as ilhas Terceira e Graciosa e de cujos corpos sociais faz parte a própria Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
A tentativa em curso foi confirmada ao DI por fontes autorizadas da Câmara de Angra, da Culturangra e a própria GRATER.
Segundo DI apurou, o principal problema é de ordem normativa, uma vez que os corpos técnicos que estão a estudar o dossiê sentem muitas dificuldades para enquadrar a feira taurina no desenvolvimento rural.
O facto de a candidatura ainda não ter avançado tem, sobretudo, a ver com receios de um chumbo técnico e eventual fricção dentro dos órgãos diretivos da própria GRATER, onde o financiamento de toiros com dinheiro da Europa não tem apoio unânime.
PRECEDENTE
Segundo fontes da GRATER, um segundo problema, que inclusive pode transformar-se num grande problema, tem a ver com o precedente.
Caso a feira taurina das Sanjoaninas 2010 seja apoiada com fundos do Lider Mais, há quem na GRATER tenha por certo que se seguirão candidaturas de outras feiras taurinas nas ilhas Terceira e Graciosa e de perto de 250 touradas à corda que se realizam anualmente na ilha Terceira.
Uma quantidade tão elevada de candidaturas seria difícil de financiar através das verbas europeias ao dispor da GRATER, comprometendo outros programas que não oferecem dúvidas sobre o seu enquadramento.
A feira taurina das Sanjoaninas 2010 está orçada em perto de 400 mil euros, prevendo-se que acabe por ser um dos principais buracos financeiros da festa, como tem sido em festas anteriores.
Fonte: Diário Insular
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.