12.3.13

O Princípio do Fim


Uma vitória histórica para os animais pelo fim da tortura em nome da beleza

A partir desta segunda-feira (11), está proibida na União Europeia (UE) a comercialização de qualquer cosmético que tenha sido testado em animais. A proibição vale também para os ingredientes de produtos cosméticos e não apenas para os produtos finais (veja aqui).
A União Europeia é o maior mercado cosmético do mundo, com uma população estimada em mais de 500 milhões de pessoas. A declaração publicada hoje é uma vitória na luta pelos Direitos dos Animais que dura mais de 20 anos.
Formam a União Europeia os seguintes Estados-membros: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Veja como vai funcionar na prática


Nenhuma empresa poderá licenciar um novo produto cosmético para comércio em qualquer país que compõe a União Europeia sem declarações oficiais de que o produto não teve sua segurança e eficácia avaliadas em testes com animais. Mais que isso, a empresa deverá esclarecer quais testes alternativos usou para garantir que aquele produto é seguro para os consumidores.
Os produtos que foram testados em animais antes da proibição de 11 de março poderão continuar sendo vendidos, desde que tenham seus certificados de segurança anteriores a esta data e que não precisem de novos testes em animais.

Grandes empresas terão que se adaptar ou simplesmente deixar de vender para 500 milhões de consumidores europeus

Segundo matéria do New York Times, a gigante francesa L’Oréal disse que vai respeitar a proibição da União Europeia e não vai mais vender produtos testados em animais no mercado europeu. Porém, não deixou claro sobre a venda de produtos testados em animais em outros países, o que abre precedente para que a companhia continue testando em animais para vender na China e não lance novos produtos na Europa, por exemplo.
A “Cosmetics Europe”, uma associação de fabricantes de comséticos da Europa, declarou, através de nota em seu site, que não concorda com a decisão da União Europeia. Segundo o texto, a medida vai impedir que novos produtos cosméticos sejam lançados na UE, uma vez que a ciência não está preparada ainda para substituir todos os testes em animais por métodos alternativos.
Já Tonio Borg, Comissário Europeu responsável pela Política da Saúde e dos Consumidores, declarou:
“A entrada em vigor hoje da proibição total de comercialização constitui um sinal importante do valor que a Europa atribui ao bem-estar dos animais. A Comissão está empenhada em continuar a apoiar o desenvolvimento de métodos alternativos e a dialogar com os países terceiros para que sigam a nossa abordagem europeia. Trata-se de uma grande oportunidade para a Europa dar um exemplo de inovação responsável no domínio dos cosméticos, sem que tal afete a segurança dos consumidores.”
As declarações de Tonio soam como música aos ouvidos dos protetores dos animais, que lutam por uma medida como a que foi anunciada hoje há mais de duas décadas.
Fonte: http://vista-se.com.br/redesocial/11-de-marco-de-2013-um-marco-historico-uniao-europeia-proibe-a-venda-e-importacao-de-cosmeticos-testados-em-animais/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+vista-se+%28Vista-se%29

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.