18.7.16

468 animais abandonados no Canil Municipal de Ponta Delgada entre janeiro e junho18 JULHO, 2016


468 animais abandonados no Canil Municipal de Ponta Delgada entre janeiro e junho18 JULHO, 2016

Entre janeiro e junho deste ano, foram abandonados 468 animais, no Canil Municipal de Ponta Delgada. A média dá conta de 60 por mês, mas só em junho foram abandonados 71.



Os cães registam um número bastante superior, 335, enquanto os gatos contabilizam 133 abandonos.
Contudo, segundo o médico veterinário daquele canil, regista-se uma ligeira diminuição, em comparação ao ano passado, relativamente aos cães, pois nos gatos esta diminuição está mais acentuada. Virgílio Oliveira afirma que tal situação se deve à iniciativa da Autarquia em oferecer aos munícipes a esterilização de cadelas, sendo que até agora foram esterilizadas mais de 400.
O responsável adianta que, ao contrário de anos anteriores, o maior número de abandonos já não é apenas no período do Verão.
“Os abandonos estão mais distribuídos ao longo do ano. Antigamente assistia-se a um grande diferencial nos meses de Verão, mas agora não. Este ano, em janeiro foram abandonados 50 animais, em fevereiro 60, em março 68, em abril e maio 43 e em junho 71. Há uma diferença, mas já não é tão significativa, pois, em anos anteriores, chegavamos a ter o dobro de animais abandonados nesses meses”, afirma Virgílio Oliveira.
No mesmo período, foram entregues ao canil 555 cães, sendo que a entrega voluntária é muito superior ao abandono, pelo facto de este ser crime. Os motivos das entregas “são basicamente os mesmos, ou seja, cresceu, está grande, há falta de espaço”. De acordo com o responsável, “quando eles são pequenos, toda a gente os adota, depois, à medida que crescem e se tornam adultos, começam os problemas e depois acabam no canil. Às vezes por mudança de casa, mas, muitas das vezes, também, por não preverem o que seria um animal no seu estado adulto”.
Atualmente encontram-se no Canil Municipal de Ponta Delgada mais de 200 animais. De acordo com o médico veterinário, este é um número que continua estável à custa dos abates de cães, embora tenha havido uma diminuição em 30%.
Adianta ainda que estão a ser feitos todos os esforços para ter uma estrutura de abate zero em abril, mas para isso alerta também para a importância das pessoas acautelarem a reprodução dos animais.
Às pessoas que decidem ter um animal, o médico veterinário deixa o apelo “no sentido da responsabilização, isto é, não ir só por um impulso inicial, mas medir as consequências no tempo, sendo que outra questão é controlar a reprodução”.
Quanto à adoção, Virgílio Oliveira diz que ultimamente se tem assistido a um incremento, não por habitantes locais, pois a maioria tem seguido para o estrangeiro e continente.
Fonte: Rádio Atlântida

http://www.radioatlantida.net/468-animais-abandonados-no-canil-municipal-de-ponta-delgada-entre-janeiro-e-junho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.