21.8.17

A obsessão do Arnaldo



A obsessão do Arnaldo

O dito especialista em direito regional, que também é especialista em touradas, publicou recentemente uma folha de couve onde afirma que “Na verdade, a primeira lei, na altura aprovada através de portaria governativa, é de 1978. Isto é, ainda em Portugal não se pensava nos direitos dos animais – e já os Açores tinham leis que protegiam o toiro da Terceira”.

Protegido pela famosa legislação de proteção aos touros da Terceira ainda ontem, dia 19 de agosto, morreu um touro numa tourada à corda na freguesia da Agualva.

Como o jurista parece não ser bom em história, recordamos o Decreto de Passos Manuel, de 19 de setembro de 1836, que sobre as touradas diz o seguinte:

“Considerando que as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de Nações civilizadas, bem assim que semelhantes espetáculos servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade, e desejando eu remover todas as causas que possam impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa, hei por bem decretar que de hora em diante fiquem proibidas em todo o Reino as corridas de touros."
20 de agosto de 2017
José Ormonde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.