30.4.09

Carlos César e as Corridas Picadas

César dá liberdade de voto a deputados PS sobre corrida de touros
Regional | 2009-04-30 11:33

O presidente do PS/Açores, Carlos César, deu instruções ao grupo parlamentar na Assembleia Legislativa para conceder liberdade de voto aos deputados na questão das corridas de touros picadas, apesar de ser pessoalmente contra a denominada sorte de varas.
“Apesar de ir com alguma frequência a touradas nos Açores e fora das ilhas, (Carlos César) é contra a introdução da sorte de varas”, assegurou esta quinta-feira à Lusa fonte próxima do líder socialista açoriano, que tem evitado pronunciar-se sobre esta questão.

A única declaração pública do presidente do Governo Regional dos Açores sobre este assunto foi dada anteriormente à Lusa, quando remeteu a questão para o domínio do parlamento açoriano.

“É um assunto que está a ser tratado no parlamento”, afirmou, na altura, Carlos César, assegurando que “o governo não teve, nem terá, a iniciativa de alterar nesse particular o regime das touradas vigente nos Açores”.

A questão da legalização das corridas de touros picadas adquiriu importância acrescida depois de um grupo de deputados açorianos ter apresentado, a 23 de Abril, um projecto de decreto legislativo regional que, na prática, permitirá a realização da sorte de varas no arquipélago.

O projecto legislativo, com apenas quatro artigos, é subscrito por 26 deputados, do PS, PSD, CDS/PP e PPM, necessitando apenas de mais três votos para garantir a sua aprovação em plenário.

O parlamento açoriano tem 57 deputados, sendo 30 do PS, 18 do PSD, cinco do CDS/PP, dois do Bloco de Esquerda, um do PCP e um do PPM.

O diploma baixou à Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, que terá que emitir um parecer até 22 de Maio, após o que subirá ao plenário do parlamento açoriano para discussão e votação.

A iniciativa legislativa surgiu na sequência das novas competências atribuídas pela revisão do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, defendendo a legalização da sorte de varas, alegando a “especial tradição e cultura tauromáquica que se vive de forma intensa em algumas ilhas do arquipélago”, especialmente na Terceira, S. Jorge e Graciosa.

O novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores atribui competência legislativa ao parlamento regional em matéria de espectáculos e divertimentos públicos na região, onde se incluem as touradas e tradições tauromáquicas nas suas diversas manifestações.

Nas últimas semanas, o tema das corridas picadas tem gerado polémica e divisões na sociedade açoriana, com uma troca de argumentos entre os que apoiam esta medida e os que a rejeitam.

A última corrida picada na Praça de Touros da ilha Terceira realizou-se a 29 de Junho de 2002, no quadro das Festas Sanjoaninas.

Lusa/AO Online

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.