12.11.10

200 PERSONALIDADES ASSINAM PETIÇÃO DIRIGIDA AO MINISTRO DA AGRICULTURA


Mais de 200 figuras públicas, representantes de todos os quadrantes da sociedade portuguesa, assinaram a petição a solicitar ao Governo uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos, que será entregue ao ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, na próxima segunda-feira, dia 15 de Novembro, em Lisboa.

Entre as mais de duas centenas de subscritores da petição figuram dezenas de deputados de partidos com assento no Parlamento, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, a eurodeputada Edite Estrela, a artista plástica Joana Vasconcelos, o empresário Francisco Balsemão, o administrador da Fundação Gulbenkian, Marçal Grilo, ou o procurador-geral adjunto, António Cluny.

Voluntários do movimento e um grupo de signatários, formado pela campeã olímpica Rosa Mota, a directora do Museu Casa das Histórias Paula Rego, Helena Freitas, e o presidente da Opus Gay, António Serzedelo, deslocam-se ao Ministério da Agricultura para entregar o abaixo-assinado a António Serrano.

No documento, as mais de 200 individualidades solicitam uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos, coordenada pela Direcção-Geral de Veterinária, em alternativa à política actual de abates indiscriminados nos centros de recolha municipais.

Esta última medida em nada contribuiu para a resolução do problema do abandono, que se agrava todos os anos devido à sobrepopulação de animais de companhia e de desporto e à ausência de legislação adequada, estimando-se em mais de 100 000 os cães e gatos abatidos anualmente no nosso país.

A experiência de outros países europeus, mais avançados, permite concluir que só a esterilização dos animais errantes e negligenciados oferece solução sustentável para o problema porque adequa o número de cães e de gatos aos donos responsáveis e elimina a procriação indesejada.

A esterilização com recurso às infra-estruturas (canis) e médicos veterinários municipais e à colaboração de privados, graciosamente ou a preços reduzidos, também é a solução mais económica, aliviando, ainda, a responsabilidade do Estado a médio e longo prazo.

A reunião com o ministro está agendada para as 15.30 horas, na sede do Ministério da Agricultura, na Praça do Comércio.
É antecedida do encontro dos signatários presentes com os jornalistas, a partir das 14.45 horas, no mesmo local.
Mais informações em http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
ou através do email campanha.esterilizacao@gmail.com
e telemóvel 966668728 (Margarida Garrido)



Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.