18.6.09

Carta Aberta ao Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande

Exmo. Senhor
Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande

Ontem, não queria acreditar no que ouvi: a Câmara Municipal da Ribeira Grande irá promover ou patrocinar (o que é a mesma coisa) a realização de uma tourada à corda durante as festas do concelho deste ano.
Foi com alguma esperança que assisti à chegada de um novo elenco camarário que veio, pensava eu, acabar com o marasmo anterior e abrir uma nova era para os destinos do concelho onde vivo à quase trinta anos.
Acreditava que com V. Exºa, pessoa de cultura, sensível ao património cultural e natural da sua terra e conhecedor das tradições do povo concelhio, iríamos assistir a um fomento da participação cívica, à tomada de iniciativas com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, respeitando os restantes seres vivos e ao apoio do tecido económico do concelho.
A promoção de uma tourada à corda, de que não sou adepto mas respeitador como tradição terceirense que precisa de evoluir no sentido de minimizar o sofrimento animal e os riscos para os homens, é um sinal de que estava, de algum modo iludido. Com efeito, a tourada associada às Cavalhadas só vem manchar esta manifestação cultural única, que não precisa de qualquer outro chamariz, não contribui para a educação cívica dos cidadãos e é única e exclusivamente um apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande a uma indústria económica não concelhia.

Face ao exposto, venho manifestar o meu repúdio por esta iniciativa, de que V. Exª é o responsável máximo, e comunicar que terei em conta este facto nas próximas eleições autárquicas.

Com os melhores cumprimentos

Teófilo José Soares de Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.