21.6.09

CEDER À TTT




Caros/as

Sou uma açoriana que tive o prazer de viver na V. ilha 5 anos e saí daí com a certeza que muito essa ilha evoluiria socialmente, economicamente e ainda toda a parte da sensibilidade das pessoas. Acompanhei o inicio de um São Miguel em progresso que tendia a acompanhar as grandes cidades dentro da sua dimensão de ilha.
Durante 5 anos vivi as cavalhadas como uma festa que fosse das minhas origens e uma das razões prendia-se com um manifesto de respeito e bom trato aos animais, neste caso os cavalos, que via-se serem bem tratados.
Muito me surpreendeu o V. cartaz de festas ao deparar-me com a introdução de uma prática que não tem qualquer tipo de tradição. As touradas à corda não são a vossa tradição e deviam ter orgulho de não terem em prática um acto que é tão cruel como tantos outros que se condenam no quotidiano.
Calculo que saibam mas tenho todo o prazer de V. relembrar que grande parte do mundo se une contra esses actos, que os turistas já não acham piada porque a Europa alargou os horizontes e com isso permitiu que as pessoas pensassem e reflectissem nas barbaridades que se têm infligido aos animais, que os touros não estão no seu habitat natural, que são mantidos em gaiolas de tamanho reduzido, que sofrem lesões profundas porque ao contrário de outros anos as estradas têm alcatrão o que lhes proporcionam quedas severas, que muitas pessoas se magoam, e que acima de tudo São Miguel está a ceder à tentiva de um grupo de interessados económicamente terceirenses de popularizarem as touradas nos Açores manchando um arquipélago que se preza de serem intitulados como "boa gente".
Podem questionar-se quanto à razão de não viver aí e me manifestar contra. É simples, manifestar-me faz parte de um dos meus deveres como cidadã, além de saber ler, escrever e falar inglês ter um papel activo na sociedade é uma das minhas obrigações e como tal assim o farei, porque considero que bastam 3 ilhas a infligir maus tratos aos touros e porque tenho um grande respeito pelos micaelenses e gostaria de continuar a divulgar o bom povo que são.
Lembrem-se que pertencer a UE não é só receber subsidios, é também respeitar as normas e em nada a UE apoia esse tipo de manifestação em lugares cuja tradição não existe.

Novamente apelo ao V. bom senso para que não concretizem a tourada. Já está em cartaz..é simples, planeiem algo de criativo e didáctico. O modelo pedagógico que pretendem passar às crianças prende-se com esse tipo de atitudes?? Tenho a certeza que não.
Voltem atrás e não contribuam para essa popularização que está a ser pretendida pela TTT.

Nunca se esqueçam que o grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela forma como tratam aos animais.


Com todo o respeito.

Alexandra Manes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.