19.6.09

Tourada de São Pedro Mancha Cavalhadas

Touradas voltam a causar polémica nos Açores

Depois da iniciativa legislativa para a realização de corridas picadas nos Açores, que foi chumbada pelo Parlamento açoriano, a polémica em torno da festa brava regressa com a realização de uma tourada à corda no âmbito das festas do concelho da Ribeira Grande, promovidas pela câmara municipal.
A iniciativa não é bem recebida pela associação Amigos dos Açores, que afirma a sua indignação pela introdução de espectáculos relacionados com o sofrimento animal onde estes não são tradição.
De acordo com os ecologistas, numa época em que a Comunidade Europeia tende a reduzir os espectáculos taurinos aos locais onde estes são tradições e em que Portugal vai dando respostas positivas nesse sentido, “nos Açores procura-se incessantemente maximizar e generalizar estes espectáculos ao arrepio de um progresso civilizacional reconhecedor do bem-estar animal”.
Para os Amigos dos Açores, a introdução de touradas à corda em ilhas onde não têm qualquer ligação histórica ou cultural “não é mais do que a procura da constituição de precedentes para a generalização da tauromaquia, na totalidade dos seus diversos espectáculos, a toda a Região, em resposta aos interesses económicos do sector, tal como ficou expresso na recente iniciativa do Parlamento , que projectava a introdução das corridas picadas em todo o arquipélago”.
Por isso, ao tomarem conhecimento da realização de uma tourada à corda no âmbito das festas do concelho da Ribeira Grande, promovidas pela câmara municipal , os Amigos dos Açores vêm demonstrar, através de um comunicado de imprensa, a sua indignação pela introdução de espectáculos relacionados com o sofrimento animal onde estes não são tradição.
Lamentam, também, a associação desta iniciativa a uma manifestação cultural própria do concelho ribeira-grandense, que se assume pelo respeito pelos animais, como são as Cavalhadas de São Pedro.
Ainda recentemente os Amigos dos Açores se insurgiram contra a introdução no arquipélago das corridas picadas (Sorte de Varas), uma proposta legislativa que veio a ser chumbada no Parlamento regional por dois votos (28 contra, 26 a favor e duas abstenções).
Para aquela associação, “tratou-se de uma “manifesta vitória do povo que se movimentou contra uma proposta maioritariamente indesejada, mas também uma vitória dos animais, que foram poupados à tortura”.||
Fonte: Açoriano Oriental, 19 de Junho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.