11.5.09

SORTE DE VARAS - CARTA ABERTA AOS DEPUTADOS E DEPUTADAS À ALRA

Ex.mos Srs. Deputados,
Ex.mas Sras. Deputadas

Aproxima-se o dia em que V.Exas decidirão no plenário, em representação dos cidadãos e cidadãs dos Açores, a introdução de uma prática taurina de extrema violência para o touro e o cavalo, que nada tem a haver com as tradições tauromáquicas da nossa região nem do nosso país.

Entristece-me profundamente o facto de, numa época em que cada vez mais se valoriza o bem estar animal, na nossa região, que se tenta assumir internacionalmente pelo seu valor natural e ambiental, se perspective a alteração de uma Lei nacional de protecção dos animais em prol da tortura destes seres, sem qualquer motivo social e cultural.

Sendo conhecedor que a possível aprovação da sorte de varas se centra, também, para alguns dos representantes dos cidadãos e cidadãs dos Açores, numa questão de demonstração de poder autonómico, através de um ajuste de contas com o passado, entendo que não era este tipo de iniciativas legislativas que se perspectivavam pelo tão badalado povo açoriano aquando da aprovação do novo estatuto político-administrativo dos Açores.

Nas oportunidades que o povo teve para se manifestar acerca deste assunto (ex. petições, sondagem RTP) foi expressiva a impopularidade da introdução da sorte de varas nos Açores. Este assunto também não constava dos programas eleitorais através dos quais os cidadãos e cidadãs dos Açores vos elegeram.

Facilmente se depreende que o povo não legitimou a intenção desta iniciativa legislativa e que, no processo de decisão, não foi atentamente auscultado. É esta a vossa perspectiva de democracia representativa?

Deixo um último apelo aos Srs. Deputados e Sras. Deputadas que projectam a sua abstenção nesta iniciativa legislativa: o abstencionismo será um voto a favor da sorte de varas.

Peço-vos que pensem bem antes de mancharem sanguinariamente o paraíso ambiental que os Açores começam a ser reconhecidos internacionalmente.

E lembrem que um dia o povo decidirá.

Com os meus cumprimentos,
Diogo Caetano


Um pouco mais sobre a sorte de varas:
http://www.youtube.com/watch?v=jQrrtvnvH0Q
http://www.youtube.com/watch?v=lsVhc7xe9Uw
http://www.youtube.com/watch?v=U0JuNa-lnbA
http://www.youtube.com/watch?v=MsP-BrOhOQY

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.