14.5.09

Sorte de Varas - Posição dos Amigos dos Açores após votação

Quanto ao voto maioritário da Assembleia Legislativa Regional dos Açores contra a legalização da sorte de varas, gostaríamos de expressar a nossa opinião em três eixos fundamentais:
- Em primeiro lugar, e o mais importante de todos, a vitória dos animais, que foram poupados à tortura em prol do entretenimento humano.
- Em segundo lugar, foi uma manifesta vitória do povo que se movimentou contra uma proposta maioritariamente indesejada que, caso não fosse a sua prudência, teria sido aprovada quase silenciosamente.
- Por último, o movimento cívico e a massa critica criada pelo debate deste assunto demonstrou que temos uma sociedade civil mais atenta e cada vez mais evoluída. Convém lembrar que as acções populares contra a sorte de varas começaram mesmo antes da iniciativa parlamentar hoje reprovada.
Este movimento vai certamente continuar, estendendo a sua acção muito para além do debate da tauromaquia, encetando iniciativas promotoras do bem estar animal.
Saudamos e reconhecemos o trabalho parlamentar das Sras. Deputadas e Srs. Deputados que votaram contra a proposta e depositamos nelas e neles fortes expectativas no uso dos poderes autonómicos regionais no sentido do progressivo reconhecimento do bem estar animal, tornando as ilhas dos Açores, que são reconhecidas pelo seu valor natural e ambiental, como exemplares, no contexto nacional e internacional, pela sua forma de tratamento destes seres. Até porque, tal como um dia afirmou Ghandi, que o grau de evolução de uma sociedade pode ser avaliado pelo modo como essa sociedade trata os seus animais.

Com os nossos cumprimentos,
Diogo Caetano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.