20.5.09

Tourada à corda em concurso de vacas: Ecologistas estão perplexos

Grupos de ecologistas micaelenses estão a contestar a tourada à corda programada para o Dia do Agricultor (25 do corrente), integrada VIII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frisia que a Associação Agrícola de São Miguel realiza de 21 a 25 do corrente nas suas instalações em Santana.
É a primeira vez em oito anos que, no programa do concurso, está inscrita uma tourada à corda.
O presidente da Associação Agrícola, Jorge Rita, explicou, então, ao Correio dos Açores que a tourada à corda que se realizou o ano passado no recinto da Feira Açores, em Santa, despertou grande interesse, envolvimento de jovens e atitudes de grande coragem, razão porque se entendeu fazer uma reedição este ano, agora integrada no concurso.
O Colectivo de Ecologistas Açorianos reagiu, com prontidão, a esta notícia. “A leitura desta notícia deixa-nos perplexos”, referem.
“O que pretende a Associação Agrícola de São Miguel com a promoção de um espectáculo taurino nesta ilha onde as touradas à corda não são tradição? Apostar numa nova fileira de negócios? Fazer com as touradas passem a ser tradição? Servir de intermediário a um grupo capitaneado pelo Director Regional do Desenvolvimento Agrário que anda a ‘vender’ touradas em São Miguel?”, questões suscitadas pelas ecologistas num texto assinado pelo ambientalista Teófilo Braga.
“Esperamos que não estejam envolvidos dinheiros públicos neste evento, quando todas as verbas são poucas para apoiar as explorações agrícolas que por estes Açores fora debatem-se com falta de água”, concluiu.

Fonte: Correio dos Açores, 19 de Maio de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.